22 abril, 2014

Terça...

Há alguns dias assisti uma matéria sobre as árvores frutíferas de Brasília e lembrei de quando morei em Maringá que tem tamareiras plantadas na avenida principal, dito isso tenho a seguinte sugestão aos gestores da cidade onde vivo, Joinville/SC.
Plantar árvores frutíferas regionais nas praças e parques (um dia eles saem do papel) da cidade, além de proporcionar sombra (como é bom descasar na grama sob a sombra de uma árvore) disponibilizará frutas, uma opção saudável de alimentação.
Muitos alegaram que trará sujeira, talvez no inicio sim, principalmente pela falta de lixeiras na cidade, mas depois as coisas se ajeitam, principalmente com um guarda municipal por perto (penso que servirão para isso, entre outras funções). Pensem nisso.
Bem, é uma ideia, apenas isso, uma ideia...

Um comentário:

Jordi C disse...

Mario,
A pesar que muita gente pode compartilhar e ate gostar da sua ideia, não é recomendado tecnicamente plantar arvores frutiferas em ruas e praças.
Além de sujeira que produzem, há riscos maiores de quem trepa nas arvores para colher frutas, riscos de escorregões pelas frutas no chão entre outros.
Num parque, se tivessemos um, até seria possivel, mas tampouco seria aconselhavel.
Frutiferas precisam de manejo, de podas e até de cuidados se o objetivo for produzir mesmo.