07 agosto, 2014

Quinta...

Guerra Santa?



Não costumo escrever na quinta-feira, mas um debate no Twitter me levou a fazê-lo.
“Falávamos” sobre os exames nacionais como o ENADE e o da OAB, onde foi questionada a qualidade dos exames públicos por não refletir o conteúdo ministrado, principalmente no Ensino Superior.
Pois bem, quem cuida do ensino no Brasil é o Ministério da Educação (MEC), de onde saem os currículos mínimos de cada curso superior e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os ensinos fundamental e médio.
Cabe a cada instituição de ensino cumprir e incrementar, de acordo com os conselhos estaduais e municipais de ensino, o currículo escolar a ser aplicado.
Portanto, se o governo desejar averiguar a qualidade de ensino poderá usar, como um dos critérios, uma prova nacional que verifique se este currículo mínimo está sendo cumprido. Devido à abrangência territorial e o número de provas tem-se a tendência de usar a prova objetiva de múltipla escolha, que por melhor que seja elaborada, verifica se o aluno tem boa memória, poucas questões buscarão o conhecimento, exigirão raciocínio, mesmo que se aplique técnicas construtivistas na confecção das mesmas, o que não o trona um método eficaz, porém é o mais fácil de ser aplicado.
Porém se a prova for elaborada baseada nos currículos mínimos e afirmarem que não coincide com o que é ministrado na instituição de ensino, a culpa é da instituição. Simples assim.
Quero deixar claro que não sou a favor deste tipo de avaliação, que considera apenas um tipo de aprendizagem, mas a prefiro a qualquer exame elaborado por qualquer entidade de classe. 

Nenhum comentário: