26 agosto, 2014

Terça...

Ensino

De modo geral o ensino vem se degradando com o passar do tempo, teorias e mais teorias de ensino são lançadas, maquiadas, copiadas, requintadas, surtem alguns efeitos pontuais, nada além disso.
Muito tem se falado em reformar o ensino, em criação do turno integral, ou, atividades no turno reverso, tudo muito bonito, ideológico e só.
Terei a ousadia de propor um projeto para o ensino médio que prepare o aluno para a vida, incluído ai o vestibular das universidades públicas e o ENEM.
A primeira etapa é preparar os professores para o projeto, tanto técnica como didaticamente, estipular objetivos, metas de aprendizagem. Disponibilizar os melhores recursos pedagógicos e ensinar a usá-los, mantendo-os atualizados.
As turmas deverão ter 35 alunos, com seis aulas diárias de 50 min., o currículo básico do MEC será acrescido de empreendedorismo e mais nada.
O material didático será constituído por livros determinados pelos professores após uma análise criteriosa, ficando bem definidos os currículos das series sequenciais.
Deverá ser exigida pontualidade e frequência, elimina-se a aprovação automática e/ou qualquer outro recurso de “maquiagem” de índices de aprovação, definindo-se claramente os critérios de avaliação, que deverão ser completas, escritas, orais e práticas, visando as principais áreas de aprendizagem.
Sem esquecermos a disciplina, que deve ser exemplar, tanto dos educando quanto dos educadores, fator fundamental para gerar comprometimento.
Sei que não escrevo nenhuma novidade, muitos me chamarão de retrógrado, ou utópico, porém garanto, nem tudo que passou é ruim, muitas vezes funciona bem.

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