21 outubro, 2014

Terça...

A área de pesquisa de opinião em estatística é uma ciência interessante, se bem usada mostra a realidade, ou seja, cerca de 2000 pessoas podem representar a opinião de um país como o nosso, porém tem um detalhe, este universo (usando o termo estatístico) deve ser muito bem definido, as perguntas muito bem elaboradas e os dados tabulados com toda honestidade.
Creio que quando se trata de opiniões sobre algum hábito, gosto, etc., é mais confiável, até porque o cliente precisa que assim seja.
Já quanto as pesquisa políticas tenho muitas dúvidas, explico, assim como a pesquisa pode ser extremamente confiável, poder manipulável pró candidato A ou B, muitos fatores podem ser alterados em favor do candidato, inclusive induzindo-se a resposta.
Confesso que gostaria de acreditar nas pesquisas atuais, mas devido aos grandes equívocos apresentados em eleições anteriores, coincidências ou não, a favor dos candidatos governistas, levam-me a pensar ao contrário.
Sendo assim, não baseio meus votos em pesquisas eleitorais, pesquiso sobre seu passado, seu presente, a qual partido pertence, ai sim, defino meu voto.

Baseado nestes critérios escolhi o Aécio, simples assim.


Nenhum comentário: