18 novembro, 2014

Terça...

Há algum tempo escrevi sobre manutenção e o estrago que a falta dela pode fazer, agora surge um novo fato.
Baseando-nos nas denúncias da Petrobras concluímos que não precisamos ser muitos inteligentes para, ao menos, desconfiarmos que os desvios espalham-se por todos os lados, por diversos ministérios (lembram dos casos do Min. do Transporte?), porém fiquemos no campo das denúncias atuais.
Se uma empresa vence uma concorrência pelo menor preço, ainda pagando “propina”, temos a grande chance de ver se repetir o que ocorreu em uma determinada refinaria, que teve um grande incêndio causado por um tubo instalado com metal fora das especificações técnicas (não direi onde nem quando, pesquisem).
Ou seja, o material utilizado não foi o que estava especificado, é muito mais sério que parece, envolve muitas pessoas, do fornecedor ao fiscal da obra.
Assim como aconteceu lá, pode acontecer em inúmeras obras, como a de um viaduto que cai, ou no fornecimento equipamentos de terceira linha como se fossem os “tops”, etc.
Isto é uma irresponsabilidade, envolve comprometimento da segurança, risco de vida.

Sendo assim pergunto: quem frauda uma licitação desta está preocupando com as pessoas que trabalharão lá ou com seu bolso?

Nenhum comentário: