15 abril, 2015

Quarta...

Nossa constituição é de 1988 e até hoje tem grande parte não legitimada, o que gera inúmeras discussões sobre assuntos que já poderiam e deveriam estar resolvidos.
Dois deles estão em pauta, a mudança da maioridade e a terceirização, ambos necessários, porém, como tudo no país, não podem ficar pela metade, com soluções paliativas.
Os menores não devem ir para presídios “para maiores”, já que, segundo os seus defensores, são poucos, construam-se pequenos presídios para os jovens meliantes, inclusive já escrevi sobre isso.
E a terceirização pode tirar muitos do subemprego e/ou da ilegalidade, mas precisa de leis rígidas sobre responsabilidades trabalhistas e merece uma discussão séria, talvez ocorra no Senado, talvez.
Voltando aos jovens meliantes, não adiantam medidas punitivas sem acabar com a impunidade e devem ser criados projetos para a diminuição desta criminalidade, protegendo estes jovens dos aliciadores, do dinheiro “fácil”, etc.
Isso passa por investimento em educação, em esportes, em cultura, em preparo para o mercado de trabalho, assim por diante.

Claro que não teremos respostas imediatas, estes tipos de ações tem o tempo médio de uma geração, basicamente 10 anos, só que um dia tem que começar, senão a criminalidade vence, pois criatividade não lhes falta.

Nenhum comentário: