29 abril, 2015

Quarta...

Aproveitando um dos assuntos do momento quero deixar claro que sou contra a pena de morte, até porque um erro não justifica o outro, sei que às vezes da vontade de ser a favor da vingança, mas só vontade.
Baseado nos tais fuzilamentos faço duas perguntas:
Quanto vale uma vida humana?
Qual o valor que dás para tua vida?
A primeira àqueles que são a favor da execução sumária, a segunda aos que mesmo sabendo que em tal país determinado crime leva a pena de morte apostam que sairiam impunes.
Me preocupo muito mais com a segunda, pois inclui do traficante que tenta entrar na Indonésia ao que transa sem camisinha, todos estão menosprezando a vida, é a turma do “logo existo”, o “penso” ficou perdido em algum lugar do passado.

E assim caminha a mediocridade... 

28 abril, 2015

Terça...

Não sabemos por que, mas o Brasil tem como opção de Saúde Pública a medicina curativa, aquela da trata da doença já instalada, que onera o sistema, lota hospitais, leva a inúmeros exames, etc.
Penso, apesar de não ser da área, que deveríamos migrar para o modelo preventivo, que tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando melhorar a qualidade de vida de seus usuários.
Esta mudança não se faz por decreto, muito menos do daí para noite, é uma questão cultural, inclusive do cidadão, pois poucos realizam exames preventivos, esperam a doença.
Alguns motivos levam a isso, o SUS não paga, os planos de saúde pagam, mas não gostam e são caros para o cidadão comum.
Já existem alguns projetos, como o outubro rosa (saúde da mulher), o novembro azul (próstata), as campanhas de vacinação, etc.
Atitudes tímidas para o tamanho da população do país, embora não deixe de ser um começo.

Talvez um dia entendam o velho ditado: “prevenir é melhor que remediar.”, acrescento: e mais barato.

27 abril, 2015

Segunda...

Alcadia de Elliv Nioj está com um reclame no ar que pode, e deve, ser enquadrado como propaganda enganosa.
Divulga melhorias na estrutura da Saúde local, ledo engano,  não sei quem eles pensam que enganam, por exemplo, no bairro onde vivemos duas estruturas estão fechadas, inclusive uma de emergência, fazendo que a população se desloque por quilômetros para um atendimento, que muitas vezes precisa de horas, se for consulta ou exames, meses.
Chegamos ao cúmulo da dicotomia, pedem para que não se procurem prontos socorros, mas indicam que levem para o Hospital Infantil a criança que necessitar de atendimento, pois não há pediatra.
Ou seja, tentam “tapar o Sol com a peneira”, com tudo nesta administração.
Pobre Elliv Nioj.

Assim caminha a mediocridade... 

24 abril, 2015

Sexta...

Tropicalizamos uma bela receita italiana, Spaghetti ao Mare", gustare.

Espaguete com frutos do mar
Ingredientes:
400 g de espaguete
100 ml azeite
1 colher de sopa de alho triturado
2 colher de sopa de cebola bem picadinha
200 ml caldo de peixe
200 ml molho de tomate
1 colher de café de açafrão
Cebolinha verde a gosto
Sal a gosto
Molho de pimenta verde a gosto
150 ml vinho branco seco
200 g lula
200 g polvo
12 unidades de camarões médios limpos
8 unidades mexilhões (mariscos)
20 unidades vôngoles
Preparo:
Cozinhe os mexilhões e os vôngoles em água levemente salgada por aproximadamente 10 min.
O polvo cozinhe com uma cebola inteira (sem casca) na água, quando a cebola “desfolhar” ao toque o polvo estará cozido.
A lula e camarão devem ser cozidos por 4 min.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola com azeite.
Acrescente os frutos do mar, o caldo de peixe, o vinho branco, o molho de tomate, o açafrão, a cebolinha, a pimenta e o sal.
Deixe levantar uma pequena fervura, mexendo lentamente todos os ingredientes.
Cozinhe a massa com água e sal até ficar al dente (tempo indicado no pacote).
Misturar o espaguete ao molho e servir.
Obs.: se como eu, não gostares de peixe, troques o caldo de peixe por caldo de legumes.
Bom final de semana. (Buon weekend)

23 abril, 2015

Quinta...

Educação, ou melhor, a falta que ela faz, que leva a ignorância, a intolerância...



22 abril, 2015

Quarta...

Mesquinhez ou burrice, talvez ambas, só isso para explicar a neurose do CDL de Joinville com as feiras, pior, os nobres Edis acataram a ideia, editaram uma leu tão bem escrita que inviabiliza até os feirões de imóveis da caixa, arrisco dizer que a Feira da Sapatilha corre o risco.
Melhorem os preços e o atendimento, realizem promoções reais, diminuam a ganância que o consumidor retorna; arisco de dizer que fideliza.
Na outra extremidade está o “sindicato dos estabelecimentos gastronômicos”, além de estarmos entres as cidades mais caras para comer no Brasil, querem complicar a instalações dos FOOD TRUCKS, uma tendência mundial em comida de rua com qualidade e diferenciada, puro medo da concorrência, uma vergonha.
Isto só prova que apesar de sermos a maior cidade do estado continuamos com a mentalidade provinciana do século da fundação da cidade, o XIX.
Como dizia minha avó, “quem não tem competência não se estabelece”.

Assim caminha a mediocridade...

20 abril, 2015

Segunda...

A criatividade de engenharia de tráfego de Elliv Nioj está cada dia melhor,  uma grande via do feudo não terá sua principal parte duplicada,  a que liga o feudo a seu centro universitário,  não preciso explicar porquê é o trecho mais movimentado desta via,a solução é criar mais um binário,  coisa de gênio,.
Esta é daquelas soluções paliativas, que não resolvem,  só mais um engodo.
Assim caminha a mediocridade...

17 abril, 2015

Sexta...

Antes da receita quero convidar quem estiver pela região para a Festa do Maracujá, que ocorre neste feriado em Araquari/SC, uma festa com boas opções gastronômicas e diversos shows.
Aprendi esta receita em um programa de televisão com um americano, uma boa opção, a base (carne com bacon) pode ser adaptas em diversas receitas e, neste caso, muito mais saudável que as industrializadas.

Hambúrguer com bacon
Ingredientes:
500 g de patinho ou colchão-mole
100 g de bacon
1 cebola
2 dentes de alho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto
2 colheres de sopa de molho inglês
1 ovo
Preparo:
Peça para seu açougueiro moer a carne e o bacon juntos, caso não consiga, compre carne moída, passe o bacon no processador e misture, reserve.
Bata no liquidificador a cebola, o alho e o molho inglês.
Acrescente a carne este molho, o ovo, o sal e a pimenta, misture bem (com as mãos).
Molde os hambúrgueres na espessura desejada e frite em uma frigideira antiaderente ou asse.
Se ficarem com 2 cm de espessura (ideal) frite por 4 min. de cada lado, sempre com cuidado ao virar.
Dica: se for fritar em frigideira antiaderente não use óleo, use água, após 2 min de fritura acrescente um pouco de água nas laterais, evitará que queije e dará cor, pois, de certa forma, irá deglaçar.
Monte com o pão de complementos de sua preferência, na foto um exemplo.
Ps.: Caso não possua processador, corte o bacon de fatias finas, estas fatias em tiras finíssimas, estas tiras em cubinhos mínimos, dá trabalho, mas funciona.


Bom final de semana.

16 abril, 2015

15 abril, 2015

Quarta...

Nossa constituição é de 1988 e até hoje tem grande parte não legitimada, o que gera inúmeras discussões sobre assuntos que já poderiam e deveriam estar resolvidos.
Dois deles estão em pauta, a mudança da maioridade e a terceirização, ambos necessários, porém, como tudo no país, não podem ficar pela metade, com soluções paliativas.
Os menores não devem ir para presídios “para maiores”, já que, segundo os seus defensores, são poucos, construam-se pequenos presídios para os jovens meliantes, inclusive já escrevi sobre isso.
E a terceirização pode tirar muitos do subemprego e/ou da ilegalidade, mas precisa de leis rígidas sobre responsabilidades trabalhistas e merece uma discussão séria, talvez ocorra no Senado, talvez.
Voltando aos jovens meliantes, não adiantam medidas punitivas sem acabar com a impunidade e devem ser criados projetos para a diminuição desta criminalidade, protegendo estes jovens dos aliciadores, do dinheiro “fácil”, etc.
Isso passa por investimento em educação, em esportes, em cultura, em preparo para o mercado de trabalho, assim por diante.

Claro que não teremos respostas imediatas, estes tipos de ações tem o tempo médio de uma geração, basicamente 10 anos, só que um dia tem que começar, senão a criminalidade vence, pois criatividade não lhes falta.

14 abril, 2015

Terça...

A letargia que domina a administração pública de uma maneira geral é assustadora, medidas urgentes que devem ser tomadas são adiadas sine die, estamos vivendo uma época histórica de retrocesso, algo do tipo, administração “caranguejo”.
A péssima gestão da economia, saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura, leva a estagnação, que leva ao desemprego, que leva ao aumento do “bolsa família”, que leva a perpetuação no poder.
Apesar das inúmeras manifestações pelo país, posso dizer que assistimos a tudo passivamente, poucos ousam escrever contra o “rei”. 
Já passou da hora de ações mais efetivas, ações populares, por exemplo.
Uma situação nova se apresenta, a articulação política está com o vice-presidente e a economia com um banqueiro, ou seja, estamos “entre a cruz e a espada”. Se é que me entendem.
Por outro lado, sinceramente, torço para que esta abdicação do poder executada pela presidente surta resultado, que a medidas econômicas necessárias sejam executadas e estabilizem a situação, porém são impopulares, o que vai contra o dogma petista.
É esperar para ver, se bem que não há mais tempo para espera.

Assim caminha a mediocridade...

13 abril, 2015

Segunda...

O que descreverei hoje só acontece em Elliv Nioj, no mundo virtual, e nos demais feudos de Reino dos Manguezais, deixemos bem claro, não cremos que no real isto aconteça.
Nossa filha de 16 anos foi a uma festa neste último sábado, em uma das casas noturnas famosas do feudo. Era uma festa para arrecadar dinheiro para a formatura da turma de 3º ano de uma amiguinha.
Primeiro erro, uma festa para adolescentes com média de 17 anos não pode vender mesas de 5 lugares com direito a uma garrafa de Vodca, parece-me incoerência, embora os menores quando entram tenham sua ficha de consumo carimbada com “proibido o consumo de bebidas alcoólicas”, o que é certo.
Durante a festa vários alcoolizados foram retirados do recinto, também certo.
Agora temos o grande erro, as drogas “rolaram” soltas na festa, de maconha a êxtase, tudo “na boa”, sem restrição e/ou repressão.
Claro que o excesso de álcool deve ser combatido, agora, tão ou mais importante, é o combate ao uso de drogas.
Espero que o Ministério Público Feudal, assim com a Polícia, fique atento a estes fatos, pois, além da nossa filha, nos preocupamos com os filhos dos demais, conscientizar nunca é demais.
Em tempo, foi ela que nos relatou estes fatos.

Assim caminha a mediocridade...

10 abril, 2015

Sexta...

Uma receita assada tem seu valor à mesa, principalmente quando marinada, hoje temos um bom exemplo, que acompanhado de arroz branco ou macarrão alho e óleo e uma bela salada compõem uma ótima refeição.

Coxas de frango com mel e mostardas
Ingredientes:
8 coxas de frango
2 limões (raspas e suco)
½ xícara de mel
½ xícara de azeite
2 colheres de sopa de mostarda escura
2 colheres de sopa de mostarda amarela
3 dentes de alho picados
1 ramo de tomilho
Sal
Pimenta do reino moída
Preparo:
Em uma tigela grande, misturar os temperos para fazer a marinada.
Junte as coxas de frango, sal e pimenta do reino a gosto.
Cobra com plástico filme e deixar na geladeira por no mínimo 30 min.
Pré-aqueça o forno a 230ºC.
Esquente uma frigideira antiaderente e sele as coxas de frango, dourando todos os lados.
Transfira as coxas para uma assadeira, distribua a marinada por cima, e asse por aproximadamente 40 min. 


Bom final de semana.

09 abril, 2015

Quinta...

Regra básica do relacionamento, em qualquer nível... 


08 abril, 2015

Quarta...

A presidente, em mais uma brilhante fala, disse que não podemos baixar a maioridade penal porque uma porcentagem muito pequena de adolescentes cometem crimes.
Seguindo esta lógica, os “malfeitores” da “Lava Jato” não devem ser condenados, pois constituem uma parcela mínima de servidores da Petrobras.
Confesso que pensava que só seu grande mentor era afeito a propalar frases prodigiosas sem lógica e/ou sentido.
Assim sendo, como está hoje, um adolescente de 16 anos comete um homicídio ou latrocínio, ou, ainda, participa de um sequestro e nada pode ser feito, não pode ser condenado, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA na acepção da palavra) o protege, segundo alguns entendidos, ainda não pode ser responsabilizado por seus atos por ter personalidade em formação ou é fruto do meio, blá-blá-blá..
Concordo que não devem ir para prisões normais, embora alguns tenham mais crimes que muitos que lá estão, porém deve ser condenados, cumprindo uma espécie de progressão de cadeia, ao chegar à maioridade, que pode ser 21 anos (a para casar sem o consentimento dos pais), seja transferido para um presídio relativo à periculosidade que representa.
Sei que o assunto é polêmico e complexo, porém não pode continuar como está, muito menos criarem-se soluções pela metade, como é costume.

Vamos usar o penso, não o logo existo, ou seja, resolver com a razão, não com a emoção, simples assim.

07 abril, 2015

Terça...

Há anos escrevo sobre este tema, insisto nesta “tecla”, entra ministro, sai ministro e a linha diretiva continua na contramão.
Os governos brasileiros insistem que a grande revolução educacional é o investimento nos ensino superior e, mais recentemente, no técnico, claro que se faz necessário investir nestas áreas, pois fazem parte da continuidade do processo educacional.
Porém há uma dicotomia neste processo; investe-se no superior e se abandona o básico, que, por razões óbvias, é nomeado de fundamental das sérias iniciais ao nono ano, nesta fase que se forma o aluno, sem um bom ensino fundamental cria-se um efeito cascata, um médio ruim e um superior péssimo.
Sabemos que o ensino fundamental é dever municipal, que onde moramos é bom, mas não é o padrão nacional.
Esta melhora deve iniciar pelas condições de trabalho, melhora dos meios de auxílio didático/pedagógico, perpassando pela melhora salarial, se esquecermos do apoio ao aluno, em todas as esferas.
Com isso conseguiríamos uma melhora significativa no padrão educacional, no nível do ensino, que, em uns 10 anos, levaria a extinção deste funesto sistema de cotas.
Admitamos, não é utopia, é apenas uma mudança de paradigma, simples e viável, precisando apenas de vontade política, ai o “bicho pega”.

Povo estudado é povo que pensa e repensa, um perigo para os políticos. Ou não?

06 abril, 2015

Segunda...

Baseado no que acontece em Elliv Nioj, deixo uma pregunta no ar: as alcadias estão acima da lei?
Existem vários motivos para esta pergunta, que vão desde o descumprimento de leis trabalhistas, como não honrar pagamento de salários nas datas previstas a produzirem leis de mobilização urbana que não respeitam as recomendações de segurança do Código Real de Trânsito.
Em alguns casos nem as datas determinadas pelo Ministério das Alcadias para apresentação de tais códigos são respeitadas, ou quando são, são através de decretos, sem as devidas discussões.
O que impressiona é que não acontece nada, o nobres edis fazem como se não fosse com eles, apesar de terem sido eleitos para fiscalizar a gestão do alcaide, assim como o Ministério Público, todos seguem o conselho dos “pinguins de Madagascar”, faça cara de paisagem, sorria e acene.
Ainda bem que isto só acontece no Reino dos Manguezais, imaginem se assim fosse no mundo real.

Assim caminha a mediocridade...

04 abril, 2015

Sábado...

Não costumo postar ao sábado, mas como amanhã é domingo de Páscoa e algumas famílias costumam fazer bacalhau temos algumas sugestões de receitas:

Bacalhau na Moranga 

Receitas vegetarianas - Aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui

Feliz Páscoa! 

03 abril, 2015

Sexta...

Como na semana passada já postei uma receita para o dia de hoje, trago uma sugestão para o lanche de sábado, afinal é um final de semana festivo.

Croque monsieur – (Sanduíche de presunto com queijo gruyère)
Ingredientes:
12 fatias de pão sem casca 
200 g de presunto em fatias grossas 
150 g de queijo gruyère ralado
1 l de leite integral 
150 g de manteiga sem sal 
50 g de farinha de trigo 
1 folha de louro 
1 cravo-da-índia 
4 gemas 
Noz-moscada
Sal
Pimenta
Preparo:
Derreta um pouco da manteiga e pincele as fatias de pão, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC para dourar levemente. Reservar
Faça um bechamel, quando começar a ferver acrescente o cravo-da-índia e a folha de louro. Depois do molho já cozido descarte o louro e o cravo, acrescente as quatro gemas.
Mexa rapidamente, adicione a noz-moscada moída e deixe esfriar.
O ponto do bechamel inicialmente precisa ser mais consistente, então utilize 50 g de farinha e 50 g de manteiga para 500 ml de leite.
Para a montagem dos sanduíches faça uma base de molho, coloque uma fatia de pão sobre ela, passe o molho no pão e coloque o queijo e presunto. Sobre o presunto coloque mais uma fatia de pão, passando o molho dos dois lados, repita o processo finalizando com outra camada de pão.
Dilua o molho restante com leite até que fique com uma consistência mais líquida, regue sobre o sanduíche, salpique o restante do queijo e leve ao forno preaquecido a 200ºC para gratinar.
Obs.: Caso não encontrem ou não gostem de gruyère, uma boa opção é trocar por parmesão ralado na hora.


Bom final de semana e FELIZ PÁSCOA!.

02 abril, 2015

Quinta...

Sinais dos tempos ou, está na hora de revermos, ou melhor, reavermos alguns conceitos.


01 abril, 2015

Quarta...

Constituição Brasileira:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
 III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

E ainda existem pessoas que afirmam que as Cotas para as universidades públicas são legais. Por que não defendem, com a mesma veemência, a melhora do ensino público? Simples.
Sempre será mais fácil “tapar o Sol com a peneira” e usar o discurso dos "coitadinhos excluídos".
Assim caminha a mediocridade...