13 fevereiro, 2017

Letargia...

Segunda...

Elliv Nioj realmente estacionou no século XVIII, mesmo estando no XIX, explico.
Houve uma época na qual com os restaurantes comentando que os mesmos fechavam para o almoço, não que tenha mudado muito (tente almoçar após as 14h, mesmo aos finais de semana), neste caso o advento dos shoppings amenizar o problema, embora seja mais fast food que restaurantes propriamente ditos.

Porém o assunto hoje é o comércio, que costuma estar fechado quando a maioria da população está ocupada ou trabalhando, costumam estar abertos das 9h às 18h30min, inclusive alguns fechando para almoço.
Piora nos sábados, quando realmente os aldeões possuem tempo para as compras, ou no mínimo para um passeio para olhar vitrines, que são, ou deveriam ser, um chamariz para atrair clientes; pois fecham as 13h, com exceção dos grandes magazines.

E quando abrem sábado à tarde abrem no sábado errado, pois vejamos.
Este último foi o que veio após o pagamento do salário, ou seja, após o 5º dia útil, quando o consumidor está mais propenso a gastar, estavam com as portas fechadas.
Não excetuo os shoppings, que fecham cedo em relação aos de outros feudos de igual porte.
Sei que o transporte coletivo não corresponde, pois algumas linhas cessam às 22h30min, complicando a vida de quem depende deste meio arcaico para retornar ao lar.

As lojas “de rua” deveriam ficar abertas até às 19h30min, inclusive aos sábados, os shoppings até às 23h, muitos reclamão que isto eleva custo, o que é verdade, porém a adoção de turnos ameniza este custo, além de gerar empregos.
As redes supermercadistas atentas a este fato, há anos, já aderiam aos horários estendidos, inclusive ampliaram o leque de produtos, virando uma espécie de loja de departamentos.

Mas como já escrevi aqui, muito preferem usar o “logo existo” no lugar do “penso” e o feudo continua a evoluir a passo de tartaruga; e se os comerciantes pensam assim explicasse a letargia da administração feudal.

Assim caminha a mediocridade...


P.S. – isto é uma obra de ficção, qualquer semelhança será mera coincidência, pois se uma cidade tivesse comerciantes com esta mentalidade estariam fechando a porta.

Nenhum comentário: