06 março, 2017

Alagamentos

Segunda...


Elliv Nioj tem sofrido com alagamentos a cada chuva (meio) forte, sabemos que grande parte da área do feudo foi erguida sobre áreas alagadiças, como mangue, e que nossa parte central está a -4 metros em relação ao nível do mar, o que já “permite” alagamento a cada preamar.

Isto ocorre, principalmente, pelo assoreamento do principal rio que corta o feudo, o Cataratas, pois está com 18 m de assoreamento na área central.

Mitigar esta situação não é algo impossível, inclusive esta operação já foi realizada em priscas eras, trata-se da limpeza dos afluentes, das galerias de águas pluviais e seus respectivos coletores, os bueiros, que não são realizadas desde o início da administração do atual alcaide.

Alguns desinformados poderão arguir-me: Por que não dragam o Cataratas?

Simples, porque não sabem o que fazer com o lodo retirado, pois afirmam ser poluído com metias pesados, embora não tenham apresentado algum estudo, ou prova, desta afirmação.
Pois, mesmo que seja, seria uma maneira de limpar o rio, o produto da dragagem poderia ser acondicionado em chatas e transportados para alto mar, sendo ali depositados, formando uma ilha além das 200 milhas, literalmente, seria uma gota no oceano.

Mas para isso é preciso coragem, força de vontade, disposição, qualidades ausentes na atual administração.

Assim caminha a mediocridade...

Obs.: Este texto faz parte de uma obra de ficção, qualquer semelhança com a vida real será mera coincidência.

Nenhum comentário: